top of page
  • Foto do escritorSulliany Brito Almeida

O que é a análise de risco nas transações imobiliárias?

Atualizado: 23 de abr. de 2023



"É seguro comprar esse imóvel?"

"É seguro vender esse imóvel nesses termos?"

"Esse imóvel será viável para o meu empreendimento?"


Essas são perguntas muito comuns no mercado imobiliário (ou, pelo menos, deveriam ser) quando um comprador ou um vendedor estão na iminência de firmar um negócio jurídico.


Isto porque a compra e venda de um imóvel envolve grande investimento de tempo e de dinheiro. E transações imobiliárias, em sua grande parte, podem trazer riscos não percebidos em primeiro plano.


No entanto, esses riscos podem ser evidenciados e evitados por meio da análise minuciosa da negociação, que confere as partes maior segurança antes de pagar qualquer valor ou assumir compromisso.


A análise de risco antes da compra e venda de bens imóveis é uma pesquisa detalhada e artesanal, por meio da qual é feito o levantamento da documentação que demonstra os diversos aspectos envolvidos, com o intuito de orientar vendedor ou comprador sobre as peculiaridades do negocio, analisando, inclusive, a possibilidade de fraudes ou de perdas futuras do imóvel.


Normalmente, a análise de risco é realizada por um advogado especialista em direito imobiliário e o serviço pode ser prestado tanto para o vendedor, que deseja organizar toda a documentação necessária para o processo de negociação e venda ou até mesmo para saber se aquele comprador é um bom pagador, quanto para o comprador que necessita de uma análise da documentação do vendedor e do imóvel para obter maior segurança futura.


Após o levantamento das informações, o advogado especialista emite parecer informando as especificidades do negócio e opina sobre o melhor caminho a ser seguido pelo cliente.


No entanto, independente do parecer ser opinativo pelo acontecimento ou não do negócio, quem toma a decisão final é o cliente, que com a análise em mãos sabe o que a transação pode ou não acarretar. Em outros termos, o cliente saberá exatamente onde está entrando.


No mercado imobiliário a análise de risco divide-se em duas principais espécies:


  1. A primeira está voltada para a garantia/ a segurança/ a possibilidade do negócio jurídico acontecer em decorrência da regularidade, liquidez e inexistência de impedimentos do imóvel, bem como da idoneidade comprador e do vendedor, inexistência de fraude, ou outros impedimentos que embaracem a transação;

  2. A segunda análise verifica a possibilidade de conferir ao imóvel o uso desejado.


Seja a análise voltada para garantia do negócio ou para a possibilidade de realizar no imóvel o que é pretendido, é indispensável que se busque profissional capacitado para realizá-la, pois com o parecer em mãos, o cliente (comprador ou vendedor) consegue diminuir as possibilidades de ser surpreendido de forma desagradável, pois deixa uma zona de incertezas, para com clareza decidir ou não pelo prosseguimento da negociação.


Ficou com dúvidas se a sua negociação está sendo realizada de forma segura?

Basta entrar em contato comigo clicando no botão abaixo. Será um prazer lhe ajudar!



103 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page